O processo de admissão no curso de Direito dos EUA


Para entender sobre o curso de Direito Americano (Juris Doctor), primeiramente é preciso entender que a estrutura educacional Americana é diferente da brasileira, e o curso de Direito também. Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos o curso de Direito é uma pós-graduação, e é considerado um Doutorado Profissional (não confunda com o Doutorado de pesquisa que estamos acostumados no Brasil). Para cursar Direito nos EUA, é necessário ter um Bacharelado anterior (que pode ser em qualquer área). Neste post, vou explicar para vocês o caminho tradicional para cursar Direito nos EUA.

Photo: Call to the Profession Ceremony - J.D Students 2018
Indiana University Robert H. McKinney School of Law

O Ensino Médio Americano

Diferente do que ocorre no Brasil, o Ensino Médio Americano dura 4 (quatro) anos. São eles:

1)   Freshmen;
2)   Sophomore;
3)   Junior
4)   Senior

Antes de concluírem o Ensino Médio, os alunos se submetem a uma prova de aptidão chamada Scholarstic Aptitude Test, ou SAT (eu poderia comparar com o ENEM). E aplicam para cursar o bacharelado em um College.

O College Americano (Undergraduate Program)

No College, você cursa um Bacharelado (3 ou 4 anos). Existem cursos nas mais diferentes áreas, por exemplo: Química, Biologia, Engenharia, etc. No college você completa Majors e Minors.

O que são Majors e Minors?

São áreas de concentração. Aqui nos Estados Unidos, os colleges oferecem muitas matérias eletivas, o major será o seu grau principal, e o minor significa que você cursou algumas matérias sobre determinado assunto.

Exemplo prático: O Christian (meu marido), cursou Major em Química e Minor em Biologia.

Para estudar Direito, você pode ter um Bacharelado em qualquer área. O Christian, por exemplo, tendo um Bacharelado em Química, poderia aplicar para Direito? Sim! E quem sabe se especializar em Direito da Saúde e trabalhar no Jurídico de alguma Farmacêutica…Viu que o College não é “perda de tempo”?

Ao concluir o College, os alunos que desejarem ser advogados precisarão ser admitidos em alguma Law School. Um dos requisitos para admissão é a nota do LSAT. Sim, outro “vestibular”.

O Juris Doctor

O curso de Direito nos EUA, é chamado Juris Doctor. Em geral, ele tem duração de 3 anos (em período integral). Algumas universidades oferecem meio período (4 anos). 

Apesar do curso ser apenas 3 anos, ele é bem mais intenso que no Brasil. Com aulas de manhã, à tarde e à noite. Enquanto, por exemplo, passamos anos estudando Processo Civil, aqui nos EUA, aprendemos Processo Civil em apenas dois semestres.

O BAR

Concluído o Juris Doctor, ainda temos a nossa versão da OAB: a prova do BAR (mas, esse será o assunto de um próximo post).

Simplificando o caminho para ser advogado nos Estados Unidos:

High School
 +
SAT
              +             
College (Bacharelado)
 +
LSAT
+
Juris Doctor
+
BAR


Esse é o caminho que muitos dos meus colegas Americanos e estrangeiros que cursaram o High School nos EUA enfrentaram. A minha caminhada foi um pouco diferente, pois vim já licenciada para advogar no Brasil, com Ensino Médio, Bacharelado e Pós- Graduação Brasileiros. Em breve, explicarei como foram aceitos meus diplomas brasileiros e o caminho que fiz até o Juris Doctor. 

Até o próximo post!



3 comentários

  1. Oi Thalita!
    Descobri seu blog hoje. Bem legal :)
    Você fez LSAT pra ser aceita no Juris Doctor?

    ResponderExcluir
  2. Para advogar nos EUA é só terminar o juris doctor? Ou precisa fazer oa BAR para advogar?

    ResponderExcluir