LL.B., J.D., LL.M. e S.J.D., o que significam essas siglas nos Estados Unidos ?


É comum ao nos depararmos com profissionais americanos, que encontremos as siglas LL.B, J.D, LL.M e S.J.D, acompanhadas do nome dos advogados. Essas siglas nada mais são do que uma abreviação dos diferentes diplomas jurídicos.

LL.B = Latin Legum Baccalaureus ou Bachelor of Laws. Esse é o Bacharelado em Direito oferecido em alguns países, inclusive no Brasil. Esse diploma não é oferecido nos Estados Unidos, pois o curso de Direito não é um Bacharelado, mas um Doutorado Profissional.

J.D = Juris Doctor ou Doutor em Jurisprudência. Esse é o curso de Direito nos Estados Unidos. O curso de Direito nos Estados unidos é um curso de Pós-Graduação, ou seja. Primeiramente, os alunos cursam um bacharelado em qualquer área e após concluído o primeiro curso, eles aplicam para o curso de Direito. Concluído o Juris Doctor, você precisa fazer a prova do BAR (equivalente a OAB), e só assim, você adquire a sua licença para advogar. O curso dura 3 anos em tempo integral e 4 anos em meio período.

LL.M = Latin Legum Magister ou Master of Laws. Esse é o Mestrado nos Estados Unidos. O formato é diferente do Brasil, a carga horária é menor e a tese é opcional. O Mestrado dura de 1 a 2 anos. 

S.J.D = Doctor of Juridical Science. Esse é o ultimo diploma puramente jurídico que você pode obter. É o Doutorado de Pesquisa, bem similar com ao que temos no Brasil, com pesquisa, tese e defesa. O Doutorado dura no mínimo 2 anos. 

Espero que agora vocês entendam todas as abreviaçōes que usamos nos EUA.

Até o próximo post!

Talitha Krenk, LL.B, LL.M, 1L J.D.


2 comentários

  1. Precisava desse post para entender os outros rsrs

    Muito interessante o sistema americano.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Conciso, com siso! rsrs
    Excelente!

    ResponderExcluir