A minha Pós-Graduação


Terminei o curso de Direito no Brasil em Dezembro de 2011. Em 2012, iniciei a minha Pós-Graduação. Fiz Pós-Graduação em Prática Judicante na Escola Superior da Magistratura da Paraíba. Na época havia uma parceria entre a ESMA/PB e a UEPB, o que me permitiu ter aulas em João Pessoa.

Foi uma experiência maravilhosa para me aprofundar em Direito, e principalmente, na parte Prática do Direito. Considero uma especialização muito importante para aqueles, que assim como eu, terminaram o curso de Direito ainda jovens e inexperientes. A especialização me ajudou bastante a aprofundar o que eu já havia aprendido na universidade. O convívio com estudantes mais velhos, também me trouxe mais maturidade jurídica.

A minha especialização foi bem intensa, pois além da Pós-Graduação, eu fazia o curso de Preparação à Magistratura. Eu tinha aulas de segunda à sexta-feira no período noturno. Esta foi também foi a época que comecei a trabalhar no Ministério Público. Eu trabalhava durante o dia e estudava à noite. Era bem cansativo, mas consegui sobreviver. Escrevi e defendi minha monografia e obtive a nota 9.7, o que para mim foi praticamente um 10. Já que trabalhar e estudar não é fácil.

Muitos me perguntam se ter uma Pós-Graduação é necessário, ou se eles podem partir direto para um Mestrado. Essas são minhas considerações:

1.     A Pós Graduação visa te especializar em determinada área. O Bacharelado brasileiro, por exemplo, não tem muitas matérias eletivas ou áreas de concentrações. Então, quando saímos da faculdade no Brasil, somos um pouco “clínicos-gerais”. A Especialização nos ajuda a focar na área que desejamos trabalhar, também nos ajuda a aprofundarmos a matéria e a pesquisa jurídica.

2.     Contudo, alguns países no exterior não reconhecem essa titulação, e não entendem o diploma. Aqui nos Estados Unidos, por exemplo, os diplomas da Law School são Direito, Mestrado e Doutorado. É difícil até traduzir o título, pois post-graduation degree é entendido como PHD.

3.     Se você deseja cursar Mestrado e Doutorado, mas não teve experiência em pesquisa ou não levou o seu Bacharelado com a seriedade que deveria, uma pós-graduação é extremamente importante para você.

4.     Em um mercado tão competitivo, é importante ter mais títulos que apenas um Bacharelado.

Espero que essas dicas te ajudem a decidir sobre iniciar ou não uma pós-graduação seguida do seu Bacharelado em Direto.

Um beijo,

E até o próximo post!




Um comentário

  1. Hoje mesmo estava conversando sobre a minha pós, ela é muito abrangente e eu queria algo mais específico. Surgiu uma ideia de MBA e fiquei pensando em trocar, porém depois do seu post vou pensar no MBA como mais um "acréscimo". Por melhor que tenhamos feito a faculdade, ainda acho o bacharelado generalista demais e para a advocacia não é suficiente. Além de aqui não só os escritórios, mas os clientes também prezam muito os títulos.
    Ótimo post.

    Beijos.

    ResponderExcluir