O Paralegal nos Estados Unidos


A profissão de Paralegal pode ser uma vantagem para os estrangeiros que desejam trabalhar nos Estados Unidos e que não desejam investir tanto tempo e dinheiro em uma formação jurídica. Mas, afinal, o que é um Paralegal?

A profissão de Paralegal


Paralegal nada mais é que um assistente jurídico. A sua área de atuação é bem ampla: é comum encontrarmos paralegals em escritórios de advocacia e até no governo. O trabalho do paralegal é auxiliar o advogado ou a sua equipe de advogados. O Paralegal faz o saneamento dos processos e documentos, atende ligações de clientes, envia e-mails, cuida da agenda do advogado, escreve memorandos e pareceres (que serão corrigidos e assinados pelos advogados), faz pesquisas jurídicas, enfim tudo que for relacionado à assistência ao advogado. O trabalho do Paralegal é assistir o advogado, não substituí-lo.

A formação do Paralegal 

Já ouvi alguns brasileiros erroneamente compararem Paralegals à Bacharéis de Direito no Brasil que não passaram na OAB. É importante salientar que Paralegals não são formados por uma Law School. Eles não frequentam a faculdade de Direito, mas fazem um Associate Degree ou a Certificate em Paralegal Studies. Alguns Profissionais fazem Bacharelado em Paralegal Studies ou até mestrado na área, mas nenhum dos cursos é oferecido por uma Law School. 

Em regra, para se trabalhar como Paralegal você não precisa de um diploma. Alguns escritórios aceitam experiência jurídica no lugar de um certificado. Ou seja, se eu advoguei 10 anos no Brasil, posso trabalhar como paralegal sem nenhuma formação nos EUA? Teoricamente sim. Quem determina o nível de educação que um paralegal deve ter são os escritórios de advocacia contratantes.

Contudo, já falei sobre concorrência, não é? Não pense que é tão simples conseguir um emprego nos Estados Unidos sem nenhuma formação americana. Como você auxiliará um advogado sem que você entenda nada da sistema jurídico? Contudo, existe o elemento sorte. Já vi alguns advogados brasileiros que conseguiram emprego na área de imigração e que não cursaram o degree americano.

Os cursos oferecidos no mercado


Para se tornar um Paralegal existem cursos online ou on campus. Nos Estados Unidos existem mais de 1000 colleges, universidades e community colleges e programas de treinamentos que formam paralegals (a verdade é: você decide o quanto de educação você deseja ter. Mais educação = mais oportunidades).  Contudo, apenas 250 programas são credenciados pela American Bar Association.

Um dos fatores determinantes na escolha ddo seu diploma é fator financeiro. Quanto dinheiro você está disposto a gastar com universidade?

Como mencionei acima, existem vários cursos de paralegal entre eles:

1.     Certificado ou Diploma de 1 ano
2.     Dois anos de Associate Degree
3.     Bacharelado
4.     Mestrado

A maioria dos paralegals possuem um Associate Degree ou um Bachelor. O curso de quatro anos é a melhor opção em razão da competitividade. Reforço sempre aqui no blog que não adianta nada ter o diploma americano, mas não ter um emprego para pagar as contas.

Salário 

De acordo com o Bureau of Labor Statistics a media salarial de um Paralegal nos Estados Unidos é $53,180 (bruto).

Emprego


Ser um paralegal é uma excelente opção para quem já mora nos Estados Unidos e não precisa ser patrocinado por um escritório de advocacia para conseguir um visto de trabalho. Escritórios, em regra, não patrocinam vistos para Paralegals. Se você necessita de sponsor, sugiro ler a série de posts sobre como se tornar advogado nos Estados Unidos. 

Espero que este post tenha sido esclarecedor.

Até o próximo post!



16 comentários

  1. Muito interessante! Até viajei no post rsrs. Mas acho que se eu seguisse esse caminho no exterior iria preferir batalhar para advogar.

    Ótimo post. Esclareceu bem algumas coisas (na minha cabeça paralegal era um estagiário rsrs).

    Beijos

    Bruna Bronzato

    ResponderExcluir
  2. Olá Thalita,tudo bem? Como saber quais são os 250 programas credenciados pelo American Bar Associativo? Desde já agradeço, Katia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Thalita,tudo bem? Olha adorei seu post, particularmente para mim que estou iniciando algumas pesquisas gostaria de saber se existe algum link para pesquisa as 250 redes credenciadas pelo American Bar (gostaria de saber específicamente se tem no sul da Flórida),se um escritório poderia solicitar visto de trabalho para paralegais e por fim se caso eu faça o curso completo de direito nos EUA eu posso ter visto de moradia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.americanbar.org/groups/paralegals/paralegal-resource-directory/?q=*:*&hl=on&hl.fl=title%2Cdescription&wt=json&start=0&rows=10&fl=title%3Atitle_s%2Cdescription%3Adescription_txt_en%2Curl%3Aurl_s%2CpublishedDate%3Apublished_date_dt%2CPublishing%20Entity%3APublishing_Entity%2CTopics%3ATopics%2CresourceType%3Asling_resource_type_s%2CcqTags%3Acq_tags%2CisProduct%3Ais_product_b%2Csku%3Aproduct_id_s%2CchildProducts%3Achild_product_ids_ss%2ClistPrice%3Alist_price_s%2CproductType%3Aproduct_class_code_description_s%2Cimagery%3Aimage_url_ss%2Cauthor%3Aauthor_ss&json.facet=%7B"City"%3A%7B"type"%3A"terms"%2C"field"%3A"CHILDREN"%2C"limit"%3A100%7D%2C"State"%3A%7B"type"%3A"terms"%2C"field"%3A"SOLO"%2C"limit"%3A100%7D%2C"Institution%20Type"%3A%7B"type"%3A"terms"%2C"field"%3A"INTL"%2C"limit"%3A100%7D%2C"Degrees"%3A%7B"type"%3A"terms"%2C"field"%3A"CIVILRIGHT"%2C"limit"%3A100%7D%2C"publishing_entity_tags"%3A%7B"type"%3A"terms"%2C"field"%3A"cq_tags"%2C"prefix"%3A"publishing_entity%3A"%2C"limit"%3A100%7D%7D&facet=true&sort=score%20DESC

      Excluir
  4. Ola Taliha eu casei aí no Estados Unidos mais agora eu vim para o Brasil . Agora eu quero me separar como eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem um número de telefone para entra encontado com você .

      Excluir
  5. Olá Thalita, tudo bem? Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre as minhas opções para atuar nos EUA sendo formada em Direito no Brasil. Você possui algum e-mail para que eu possa entrar em contato?

    ResponderExcluir
  6. Ola Thamires, atendo mediante consultoria agendada pelo e-mail talithakrenk@talithakrenk.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Talitha, algum arrependimento em sair daqui e trabalhar aí (digo quanto ao lado profissional). Sou ex-policial aqui no Brasil, atualmente me formei em Direito e estou trabalhando do Tribunal de Justiça de São Paulo como técnico judiciário.
    Eu e minha esposa (former EY account senior) estamos nos planejamento para simplesmente deixar nossos trabalhos aqui e irmos aos EUA estudar e trabalhar - Viver!
    E penso seriamente em "atuar" trabalhar nos EUA como paralegal devido a minha experiência e conhecimento, tenho inglês, estudei em NYC, E amo Direito.
    Sei que a resposta é muito pessoal, mas sinceramente o que acha?
    Se quiser detalhar melhor a resposta este é meu e-mail theonicolas87@gmail.com, +55 11 963896310. Fico à disposição..

    ResponderExcluir
  8. Talitha, o de fazer curso para ser para legal ead? Existe?

    ResponderExcluir
  9. Talitha, inicialmente gostaria de parabenizá-la pelo seu excelente conteúdo, muito informativo e objetivo.
    No seu post acima vc mencionou:
    "Como mencionei acima, existem vários cursos de paralegal entre eles:

    1. Certificado ou Diploma de 1 ano
    2. Dois anos de Associate Degree
    3. Bacharelado
    4. Mestrado".

    Você poderia esclarecer o que é "1. Certificado ou Diploma de 1 ano"? E se vc sabe onde é oferecido esse curso "Certificado" ou se tem no Estado da GA-EUA?
    Muito obrigada pela sua atenção, desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tipo de degree americano: Certificate. É dificil comparar com o BR pq esse curso não existe lá. E sim, tem até curso online.

      Excluir
  10. Thalita vc sabe me indicar algum brasileiro que trabalha de paralegal na aria de emigração em lusiana ?

    ResponderExcluir