Os Estados Unidos é o país para o meu Mestrado? Primeiras considerações.


O LL.M ou Master of Laws é um dos três diplomas que você pode conquistar na Law School. Os requisitos principais para ser aceito no LL.M são:

     Ter um Juris Doctor nos Estados Unidos

ou

     Ter cursado Direito em outro país + ser licenciado para advogar no seu país de origem (algumas universidades aceitam Bacharéis)

Os Estados Unidos utilizam o critério subjetivo para a entrada do candidato no programa, ou seja, avaliação de currículo, do histórico universitário, das suas cartas de recomendaçōes e de motivação.

 Para candidatos estrangeiros, a nota no exame de proficiência em inglês: TOEFL ou IELTS é necessária. Vale salientar que cada universidade tem um processo de admissão diferente, por exemplo, em Harvard eles fazem entrevistas com os candidatos.

1.    Vale a pena cursar o Mestrado nos EUA?

Depende. Qual o objetivo deste título? Um fator muito importante a ser levado em consideração é: o Brasil não reconhece a titulação Americana, e é muito difícil conseguir a revalidação deste diploma, pois além da estrutura acadêmica ser diferente, falamos do sistema jurídico common law.

Para conseguir o reconhecimento deste diploma você precisaria tentar cursar o mesmo número de horas, defender a tese (o que não é obrigatório na maioria das universidades dos EUA), e torcer para alguma universidade brasileira reconhecer esse título. O que pode ser bastante difícil. Eu, particularmente, nåo conheci nenhum caso de brasileiros que conseguiram reconhecer um diploma americano.

Caso o seu interesse seja para fins acadêmicos no Brasil, talvez cursar um mestrado em um país Europeu (civil law) seja mais vantajoso.

Outro aspecto a ser levado em consideração é: você não irá aprofundar o que aprendeu no Brasil. Você aprenderá um novo sistema, do zero. Durante o mestrado nos EUA, a maioria dos tópicos será uma novidade. E tudo será diferente: do seu jeito de pensar ao seu jeito de escrever.

Mais um aspecto a ser colocado na balança é: o valor das universidades americanas. Nos EUA, não existem universidades de Direito públicas gratuitas, e o sistema de ensino superior nos EUA, é o mais caro do mundo.

Mas, posso conseguir bolsas de estudo?
Sim. Ser brasileiro nessas horas pode ser uma vantagem, pois as universidades americanas priorizam a diversidade no campus. Então, se você buscar um Estado que não tenha muitos estrangeiros, suas chances podem aumentar.

Entretanto, em raríssimos casos a bolsa de estudos é oferecida integralmente no Mestrado. Geralmente, quem consegue scholarships, consegue um valor parcial e essas bolsas não incluem moradia ou taxas administrativas da universidade. Também não cobrem o valor dos livros, que são de aquisição obrigatória durante o curso e o seguro saúde.

As scholarships são deferidas após a avaliação de dois requisitos: mérito e/ou necessidade. A aplicação pode ser feita diretamente pelo site da universidade.

2.    Para quem é essencial ter um Mestrado nos EUA?

1. Para as pessoas que sonham em uma carreira no exterior focada em Direito Empresarial, Transações Internacionais ou qualquer área em que você necessite ter um conhecimento do sistema common law

2. Se você trabalha em grandes escritórios de advocacia, principalmente em São Paulo, ter um LL.M pode ser uma grande vantagem no mercado.

3. Se você é servidor público, ter conhecimento em um sistema de precedentes também será muito útil na sua carreira.

4. Se você não precisa de titulação, mas busca trabalhar com direito comparado, esse também é o lugar para você.

5. Se você quer ter a experiência de morar em outro país, a cultura Americana te ensinará muito e será uma experiência incrível.

Para mim, esses são os primeiros pontos a serem analisados na sua decisão de cursar o LL.M nos EUA. Nos próximos posts, abordarei a estrutura do programa e das aulas. 




Um comentário