Como conseguir o primeiro estágio?



 Dicas para aumentarem suas chances de conseguir o estágio dos sonhos


            Foto: Estágio na Suprema Corte de Indiana


Estagiar pode ser um grande desafio no início da sua vida acadêmica. Não é incomum que alunos do curso de Direito não saibam por onde começar a busca por um estágio jurídico. Algumas universidades brasileiras, não possuem suporte acadêmico necessário e muitos estudantes ficam perdidos, desesperados e depressivos, pois não encontram portas abertas ou orientação.

Durante a minha carreira, estive dos dois lados: o do contratante e do estagiário. No Brasil, por ser filha de uma advogada, eu recebia as orientações em casa. Mas, nos Estados Unidos me encontrei na posição de muitos de vocês. Eu não tinha experiência americana anterior e nem ninguém para "me indicar". Foi um grande desafio.

 Sim, no caminho receberemos muitos "nãos", é inevitável, mas devemos nos preparar da melhor maneira possível para que o sonhado primeiro estágio aconteça.

Por onde começar?

1. Tenha um Mentor

E não falo de Mentoria privada, nem de Coach de Carreiras não. Seu Mentor deve ser alguém que conhece o caminho que você quer percorrer. Os seus professores são os seus melhores orientadores. A sua universidade pode não ter a melhor estrutura do país, mas terá muitos profissionais capacitados a te orientar. A maioria dos professores de Direito são profissionais que estudaram bastante. Muitos tem Mestrado, Doutorado, são autores de livros ou profissionais respeitados na sua área de expertise. Já pensou o quanto eles podem te agregar fora da sala de aulas? Os Professores de Direito também serão uma grande fonte de networking . Você já parou para pensar quantos outros profissionais já foram seus alunos? Procure um Professor que você se identifique e combine um café. A única coisa que você pode receber é um "NÃO", mas lembre-se que você não tem nada a perder. Se receber um não, tenta de novo. Não é difícil encontrar um Professor disposto a ajudar. Muitos que embarcam na carreira acadêmica, estão naquela profissão por vocação. Outro ponto positivo, é que professores são os primeiros profissionais a reconhecerem alunos esforçados e inteligentes. Eles podem te contratar para estagiar, para ser assistente, monitor, ou participar de grupos de pesquisa na universidade. Eles também podem te apresentar para outros profissionais, ou mesmo te referir a alguém. 

2. Tenha um currículo

Sim, é importante ter um currículo profissional e apresentável. Ele é a primeira impressão que o contratante terá de você. É a sua carta de apresentação. 

Nada de fotos! Muitos estados do Brasil tem leis estaduais contra políticas discriminatórias. Por exemplo, a Lei 3699/03 do Rio de Janeiro, proíbe a exigência de fotos em currículos na cidade do Rio de Janeiro. 

Dicas de formatação e modelos: clique aqui. 

Imprima em um papel de qualidade: Aqui nos EUA, utilizamos um papel chamado Cotton Paper. No Brasil, as gráficas ou lojas especializadas poderão orientá-los melhor. 


Quais são os estágios de contratação mais difíceis?

Além de esforçados, precisamos ser inteligentes. Qual a probabilidade de um escritório de advocacia contratar um aluno sem experiência e no início do curso, sem que ele tenha nenhuma referência? A probabilidade é muito baixa. Por isso, começar procurando estágios remunerados em escritório de advocacia pode ser uma perda de tempo se você não tiver experiência ou um padrinho para te indicar. Geralmente, advogados privados procuram estagiários com experiência e que estejam em um nível avançado do curso. Por exemplo, que já estejam cursando processo civil. A rotina e os prazos de um escritório, não permitem que os advogados parem para ensinar uma pessoa do zero. Eles esperam que você já saiba, pelo menos, o básico. Se o estágio for remunerado, os requisitos para contratação também serão maiores.

Por isso, tire vantagem do que a sua universidade oferece. Nela você pode encontrar a primeira experiência do seu currículo: monitoria, projetos de pesquisa, clinicas de prática jurídica e networking. Também reforço neste post a importância de se ter boas notas para processos futuros de ingresso em cursos de pós-graduação. Principalmente, se você quer estudar no exterior, é EXTREMAMENTE importante que você tenha boas notas. Inclusive, para fins de concessão de bolsas de estudo. 

Onde posso encontrar oportunidades?

Os concursos de estágio nos órgãos públicos são uma excelente oportunidade. E, também os estágios voluntários na Defensoria Pública, Forum, Tribunal, Procuradoria, Promotorias, ONGs etc. 
Seja proativo. Lembro que a minha primeira estagiária me abordou em uma festa e disse que o sonho dela era trabalhar com Direito Penal. Ela anotou meu e-mail, enviou um e-mail no dia seguinte e foi chamada para um entrevista. Ela estagiou conosco durante dois anos, e quando se formou, foi contratada para uma vaga na Assessoria. 

Dicas importantes:

1. Leve a sério o seu curso. Por mais que você seja novo e esteja na fase de querer beber e ir para as calouradas da universidade, aprenda que o Bacharelado é quando você planta as sementes. As portas se abrem de maneira mais fácil para alunos estudiosos e com boas notas;

2. Seja proativo, se você não tiver quem te apresente, se apresente sozinho.

3.  Quando uma porta se fecha, outra se abre. Não se enfraqueça no primeiro NÃO. Continue e prove o seu potencial para você mesmo.

4. Quando conseguir o estágio, também o leve a sério. Mesmo se ele não for remunerado. Seja pontual, seja esforçado, aproveite a oportunidade de aprender cada dia mais. 

5. Se fosse fácil, qualquer um conseguiria. Keep going.







Nenhum comentário