Estágios: como e quando devo começar a procurar um estágio de Direito?

O mercado de trabalho brasileiro é baseado na experiência. Um exemplo disso é que os empregadores valorizam mais os lugares que você trabalhou do que propriamente suas notas. Pouquíssimos empregadores se importam com o CRE do aluno ou com o histórico escolar. Isso não quer dizer que você não deve tirar notas boas. Já falei bastante sobre a questão das notas por aqui. Isso quer dizer que além de notas boas, você precisa ter experiência. Mas, como e quando conseguí-la?

A maioria dos empregadores abrem vagas de estágio para estudantes após o 5 período de Direito. Isso porque é quando a maioria das universidades começam a ensinar processo civil. Contudo, você não deve ficar esperando até essa época para começar a construir o seu networking e conseguir um estágio antes mesmo do quinto período. Desde o primeiro período de Direito, você já pode começar a frequenter seminários. As OABs do Brasil, oferecem bastante palestras gratuitas. A OAB é um excelente local para você começar a conhecer advogados e outros estudantes, que poderão te empregar ou te dar referências futuras. Advogados valorizam estudantes interessados. Principalmente no início da sua carreira, frequente congressos e seminários. Aproveite a oportunidades para construir conexões e fazer perguntas.

Prepare o seu currículo desde o primeiro período. Isso. Crie um document no seu computador e vá alimentando. No inicio do curso muitas vezes você não tem experiência. Então, aproveite para inserir no seu primeiro curriculo os seminários que você frequentou, e outras atividades extracurriculares. Por exemplo, curso de idiomas e intercâmbios culturais.

Lembre-se de se portar formalmente desde o seu primeiro período. A profissão exige isso.

Image may contain: 2 people, including Talitha KrenkA internet é sua aliada. O Google te ajudará a saber de vagas e concursos abertos pelo país. Além de outras vagas publicadas pelos escritórios de advocacia. Contudo, nem todo escritório está online. Portanto, imprima seu curriculo e faça uma lista dos escritórios nos quais você tenha interesse em trabalhar e não tenha vergonha de entregar o seu curriculo pessoalmente. É sempre bom saber como funciona o processo de seleção do local. 

Dinheiro não é prioridade. O mais importante para o estudante de Direito é a experiência adquirida. Portanto, não feche as portas para estágios não remunerados.

Procure a prática jurídica da universidade. Todas as universidades oferecem escritórios nos quais os estudantes atendem a comunidade. Essa é uma excelente forma de adquirir experiência jurídica. Procure o professor responsável pelo núcleo de prática jurídica e saiba mais informações sobre como participar.

Espero que essas dicas sejam valiosas.

Até a próximo post.


Nenhum comentário