Bolsas de Estudo na Law School


Image result for scholarships law schoolEstudar no exterior é um sonho para muitas pessoas. Mas, infelizmente nem todos conseguem arcar com os custos de vida e estudos no exterior, principalmente quando falamos de Estados Unidos. Os EUA possui um dos sistemas de educação superior privado mais caros do mundo. Bolsas de estudos podem facilitar a realização deste sonho. Mas, vocês sabem como as scholarships são distribuídas no curso de Direito?

Primeiramente, sendo Direito um curso de pós-graduação, o número de alunos é menor que o de um Bacharelado. Portanto, as verbas para concessão de bolsas também. Ao determinar a concessão de bolsas de estudo são avaliados dois critérios: mérito e necessidade.

No Juris Doctor, a universidade observa a sua nota no LSAT + o seu rendimento escolar durante o College + o seu currículo. Quanto maior a sua nota no LSAT, maiores serão as possibilidades de conseguir uma scholarship. Isso porque as notas do LSAT ajudam a universidade a subir no ranking nacional. Então, eles precisam recrutar os melhores alunos do país. Contudo, a maioria (para não falar todas) as scholarships em Direito não cobrem 100% do curso, nem plano de saúde obrigatório, taxas administrativas, e material escolar (que inclui a compra de livros mandatórios), além de não abranger os custos com moradia.

Fora as universidades, existem associações ou ONGs ao redor do mundo que visam ajudar estudantes e realizam competições ou análise de curriculos para conceder uma ajuda financeira. Tudo é baseado nas suas notas e rendimento universitário, prêmios e potencial de sucesso. Existem bolsas também destinadas à estrangeiros que visam trazer diversidade ao campus.

As scholarships durante o Juris Doctor são bastante competitivas. Mas, para o mestrado a competição é menor, já que não é muito comum para os americanos cursarem um Mestrado, após um Doutorado Profissional. Então, suas chances de conseguir uma scholarship aumentam para o Mestrado (novamente, elas não cobrem 100% dos custos).

Como aplicar para scholarships?


Primeiramente, verifique no site da universidade os requisitos e meios para pedir uma scholarship. Geralmente, você envia um formulário preenchido com essa finalidade, no qual você precisa convencer a universidade do porquê você precisa e merece receber uma ajuda financeira.

Responda as seguintes perguntas durante o seu pedido:
1. Quem sou eu?
2. Qual a minha atual situação financeira? 
3. Quais são minhas conquistas, notas, prêmios, trabalhos voluntários? 
4. Por que eu mereço ganhar uma bolsa? 
5. Quais são meus objetivos futuros e o que eu farei com essa graduação?

Sempre digo as pessoas que é difícil, mas não custa nada tentar. A única coisa que você poderá receber é uma carta de aceitação na universidade sem nenhuma ajuda financeira. Portanto, se você tiver boas notas não deixe de pedir uma bolsa de estudos.

Boa sorte!

Até o próximo post,



Um comentário

  1. Parabéns, pela matéria. Muito esclarecedora.
    Vc é muito gentil, passando informações valiosas, para as pessoas, coisas que vc ralou para aprender sozinha. Que bonito!

    ResponderExcluir