Summer Internship: O tão sonhado estágio de verão


As summer interships são o grande objetivo de qualquer estudante universitário americano. Os períodos nas universidades dos EUA são divididos em 3: Spring (Janeiro-Abril), Summer (Maio-Julho) e Fall (Agosto-Dezembro). O ano letivo dos EUA inicia-se em Agosto e termina em Maio. Durante o ano letivo, cursamos nossas matérias obrigatórias. Fazer cursos durante o verão é opcional. 

A realidade é: os melhores programas de estágio são designados para o verão. Escritórios, orgãos governamentais e NGOs preparam programas de estágio de quase 3 meses para receber os estudantes selecionados.

A seleção para estagiários de verão inicia-se no Spring. O aluno busca na internet as vagas disponíveis e envia o application. Algumas universidades conduzem programas como o OCI (On Campus Interview) onde empresas vão à propria universidade entrevistar os alunos.

Os estágios são divididos em duas categorias: remunerados e pro-bonos. Mesmo os estágios gratuitos são bastante competitivos, pois existem poucas vagas e uma seleção criteriosa. Todo estudante precisa de experiência para conseguir um bom emprego no futuro. É bastante comum, por exemplo, que alguns estudantes mudem de cidade durante o verão para fazer estágio voluntário apenas para aprender e adicionar a experiência no currículo.

Alguns escritórios de advocacia tem Summer Associate Programs. Esses programas são remunerados. Os estudantes recebem o mesmo salário de um Advogado Associado recém formado, e trabalham em projetos designados por outros Advogados do Escritório. Ao final do Summer Associate Program, você tem a chance de receber uma oferta de emprego para quando você concluir o seu curso.

Esse verão estou estagiando como Law Clerk na Procuradoria Geral do Estado de Indiana. O meu estágio é remunado e trabalho 40 horas semanais. No próximo post, falarei mais sobre o meu processo de seleção e sobre as vantagens de se estagiar no governo.

Até a próxima,




Nenhum comentário