Meu caminho até a fluência no Inglês

Uma das perguntas que mais recebo nas redes sociais é como adquiri fluência em inglês. Antes de começar a minha história, eu devo dizer que não importa se você ainda não começou a estudar o idioma: nunca é tarde para estudar.

Inglês é difícil. Intimidador. E pode ser chato. O que quero dizer é que sim, por muitas vezes foi chato estudar inglês para mim também. Ainda lembro a sensação de nervosismo antes das provas orais do cursinho de inglês. Mas, o mais importante é continuar os estudos. Com frequência e buscando estimular o seu aprendizado.

Eu nunca fiz intercâmbio no exterior. Todo o meu estudo de inglês foi no Brasil, e a primeira vez que vim aos EUA, eu já namorava com o meu marido americano. Eu tinha 26 anos. O inglês do Brasil, não só me permitiu conhecer o meu marido, mas migrar do Brasil diretamente para um curso superior americano.

Eu comecei a estudar inglês aos 9 anos por influência da minha mãe. Ela dizia que o inglês me abriria as portas no futuro e que seria essencial caso eu quisesse fazer um Mestrado ou Doutorado no futuro.
Aos 9 anos comecei a estudar em uma do escola de idiomas chamada Centro de Línguas, em seguida fui para o Wizard, e por fim, durante 6 anos fui aluna do Fisk, onde conclui todos os níveis do curso de inglês.

Além das escolas de idiomas, também estudei inglês na escola e fui monitora de inglês no Ensino Fundamental.
Meu certificado de conclusão de curso de inglês

Ao chegar nos EUA, em 2016, fiz inglês acadêmico na Indiana University por um semestre. O que me ajudou bastante a desenvolver minha redação acadêmica, e o inglês falado. Apenas após toda essa jornada eu me considerei fluente em inglês. Foi nesta época também que fui admitida no Mestrado em Direito da Indiana University. 

Aprender inglês na minha vida foi uma jornada que começou na infância, mas falar inglês mudou a minha vida. Quando estudava inglês, ainda criança, eu jamais imaginei que um dia seria americana. Por isso, sou muito grata a todo esforço da minha mãe para que eu falasse o idioma.

Onde estudar ?

Eu sempre indico escolas de idiomas reconhecidas. Principalmente as franquias. Um dos motivos é a seleção de professores, muitos estudaram ou moraram no exterior e podem trazer todo esse background para sala de aulas.

Como desenvolver o meu inglês?

Estude inglês todos os dias. Mesmo que não seja nos livros, ouça músicas em inglês e assista filmes com a legenda em inglês. Isso ajuda bastante. Às vezes, deixo a TV ligada com o idioma no background apenas para "treinar" o meu cérebro.

Não se desmotive!

Paciência e constância. Não importa se você pode fazer um intercâmbio ou não. Com esforço é plenamente possível ser fluente.

Até o próximo post. 





Nenhum comentário